Ok
Notícias
Economia: líderes evangélicos falam sobre o crescimento pós-covid19

A retomada das atividades econômicas é importante para toda sociedade e nós líderes evangélicos não podemos deixar de falar do assunto. Pesquisas apontam que a economia brasileira vai crescer 3% em 2021 com a redução das medidas de isolamento social e controle da pandemia.

A pandemia da Covid-19 gerou a necessidade de união de todos os brasileiros em favor da vida, da saúde e do sustento das famílias. Tem sido um período de extrema dificuldade, que exige atenção redobrada e dedicação dos poderes da República, das empresas e dos trabalhadores.

Houve uma retomada em da economia no primeiro semestre mas a partir de agora, se tiver mais crescimento, vai ultrapassar o nível pré-epidemia. A economia demonstrou maior imunidade ao agravamento da pandemia do se pensava com a chegada da segunda onda. As principais medidas de resgate tomadas pelo governo durante a crise focaram no incentivo ao consumo.

Além do Auxílio Emergencial, que despejou sozinho mais de R$ 300 bilhões na economia, houve a permissão de saque do FGTS emergencial, que tentou recompor as perdas de renda da população com a pandemia. Mas, a partir do ponto mais crítico da crise, entre abril e maio, cada setor teve uma retomada em dinâmicas diferentes.

Com as políticas de incentivo fiscal e preservação do emprego criadas pelo governo federal, beneficiaram-se a indústria e o comércio de bens.

A necessidade de isolamento social para conter o avanço da Covid-19 fez os principais setores da economia entrarem em queda livre. A princípio, a indústria foi mais prejudicada, pois somou uma redução brusca de demanda com a paralisação da produção.

Ao compararmos o PIB brasileiro nos últimos 10 anos, percebemos que, em 2008, tivemos o pior desempenho. A industrialização brasileira tem seu auge nos anos 1950, sendo iniciada, décadas antes, na região Sudeste.

Esse auge atingiu, principalmente, essa região de forma positiva, pois período nela que estavam as melhores condições em infraestrutura para a instalação de fábricas e aglomerados industriais, além do acúmulo de capital propiciado pela produção cafeeira no século anterior.

A economia brasileira é considerada, em 2018, a nona economia mundial e a primeira da América Latina, segundo dados do FMI. Segundo pesquisas, esse crescimento é resultado de um fraco desempenho da economia, que vai se retrair no segundo trimestre.

Nós como líderes evangélicos devemos incentivar que os fiéis sigam as medidas de segurança e tome a vacina, a ampliação da vacinação na população é importante para a retomada no mercado de trabalho Hoje podemos dizer que é como se a economia tivesse aprendido a conviver com a epidemia.”

Caso o Brasil queira crescer mais, Pessoa destacou que o empenho do governo federal e do Congresso em aprovar as reformas estruturais será imprescindível para aumentar a eficiência do mercado. BRICS – é um grupo econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul .

Esse grupo reúne países com grande potencial industrial e uma economia emergente. Somados, os PIBs desses países ultrapassam os 19 bilhões de dólares, superando a União Europeia e os Estados Unidos da América. Por ser uma região bem desenvolvida no aspecto tecnológico e industrial, são muito comuns áreas em que esses dois aspectos unem-se, como na criação de animais em larga escala.

O ciclo do café foi o responsável pelo impulso à economia brasileira do início do século XIX. Como previsto no cenário base, a recuperação da atividade começou em maio e, no final do ano, com o avanço da vacinação, esperasse uma maior disposição para o consumo, sobretudo de serviços, que se encontram com a demanda reprimida.

Os efeitos da retomada no mercado de trabalho, devem ser defasados e iniciar somente no início do segundo semestre. Para alguns economistas, a tendência é surgir mais empregos nos próximos meses.

Os índices de confiança dos empresários da indústria melhoraram desde o ano passado, sugerindo mais produção e emprego. Os dois setores são grandes alavancadores da atividade econômica Hoje o estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país, seguido pelo Espírito Santo, e o segundo maior de sal, atrás do Rio Grande do Norte.

O estado de São Paulo possui o maior cultivo de cana do país, sendo destaque internacional, pois o Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás dos Estados Unidos.

A região Sudeste possui um grande parque industrial, principalmente em São Paulo, na região metropolitana (região do ABC Paulista — Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, cidades industriais), e no Rio de Janeiro, com a indústria petrolífera. Conta também com importantes recursos minerais, como o ferro e o manganês, encontrados em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero.

Esses minerais são exportados para o mundo todo via Porto de Tubarão, no Espírito Santo. O café possibilitou o acúmulo de capital no Sudeste, favorecendo grandes investimentos privados na atividade industrial. Do ponto de vista fiscal, o controle do superavit se deu através de um aumento substancial de arrecadação que contrabalançou a significativa elevação nos gastos públicos.

A unificação dos programas redistributivos sob o nome de Bolsa Família foi uma das principais bandeiras de Luiz Inácio Lula da Silva. Durante seu governo, o Brasil pagou o empréstimo do FMI em 2005, embora pudesse pagá-la até 2006.

O país dispõe de setor tecnológico sofisticado e desenvolve projetos que vão desde submarinos a aeronaves (a Embraer é a terceira maior empresa fabricante de aviões no mundo). Possui um centro de lançamento de satélites e foi o único país do Hemisfério Sul a integrar a equipe responsável pela construção do Estação Espacial Internacional .

Pelas projeções atuais do mercado, o Brasil só deverá voltar a registrar superávit a partir de 2026. Os gastos federais anunciados para combater os efeitos da pandemia já somam R$ 615 bilhões, segundo o Tesouro Nacional.

A resposta do governo para a crise garantiu algum alívio para empresas e trabalhadores que se viram, de uma hora para a outra, sem renda. Mas também provocou uma explosão da dívida pública, elevando as preocupações sobre a saúde das contas públicas e sustentabilidade fiscal do Brasil.

Com o Auxílio Emergencial, o país conseguiu retomar a demanda, mas sem que a produção das empresas acompanhasse o mesmo ritmo — resultando em alta dos preços em vários grupos da economia, sobretudo em alimentos e bens industriais. Entenda os efeitos da crise trazida pelo coronavírus no consumo, inflação, desemprego, dívida pública e nos setores produtivos.

 

 



Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Reuel Bernardino
Pastor Billy Graham
Apóstolo Agenor Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adeildo Costa
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Paulo Marcelo
Pastor Benny Hinn
Pastor Silas Malafaia
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Ferreira
Missionário David Miranda
Pastor Cesino Bernardino
Pastor Aluizio Silva
Pastor Oseias Gomes
Bispo Rodovalho
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastor Samuel Mariano
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Julio Ribeiro
Pastora Sarah Sheeva
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Pastor Elson de Assis
Pastor Gilmar Santos
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Abílio Santana
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Adão Santos
Pastor Marco Feliciano
Pastora Bianca Toledo
Bispa Ingrid Duque
Pastor Yossef Akiva
Pastor Claudio Duarte
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilvan Rodrigues

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lea Mendonça
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantor Kleber Lucas
Cantora Damares
Cantor André Valadão
Voz da Verdade
Cantor Fernandinho
Cantora Cristina Mel
Cantora Lauriete
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantora Eyshila
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Aline Barros
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono